O filósofo Lars Svendsen, faz com que pensamos mais intensamente sobre moda. Ele inicia sua crítica com a seguinte pergunta:
“Porque o campo da moda precisa de crítica? A moda quer ser mais do que uma mercadoria, portanto precisa de crítica se quiser ser levada à sério.
A crítica se torna importante em outras áreas assim como cinema, teatro, literatura, pois tem como foco desenvolver algo melhor. Porém na moda tem se uma visão distorcida, uma vez que a crítica negativa, esta aliada a uma venda menor do produto.
A segunda questão levantada pelo filósofo e que escreve a moda não deve servir ao estilista, e que a crítica se faz importante para um maior reconhecimento como profissional, no entanto boas ou não ela sempre vai existir.
Porém não são para todos os fatos de fazer criticas, quando se critica tem que pensa antes de dizer algo, pois se coloca em uma linha de fogo.
“A moda hoje tem uma vasta influência na vida contemporânea e por isso é urgente reconhecer os méritos e fraquezas da moda. Pensar, como dizia Hannah Arendt é uma atividade positiva e destrutiva ao mesmo tempo. Pensar interrompe nosssas atividades. Para fazer uma reflexão é preciso impor um distancia do mundo real e depois voltar para o mundo e não ficar somente em pensamentos abstratos. A crítica é um exercício constante de habilidade de julgar e fazer distinções”.
Por mais que seja vista no Brasil como nova a crítica de moda também em outros países desenvolvidos e bastante deficiente. A bibliografia de moda é muito rarefeita, muito ainda a escrever, muito a contar da nossa própria história, de criar parâmetros nacionais de conteúdo crítico. O bom é que como a história é recente, fica um pouco mais fácil de contar tudo.
“A bibliografia de moda é muito rarefeita, muito ainda a escrever, muito a contar da nossa própria história, de criar parametros nacionais de conteúdo crítico. O bom é que como a história é recente, fica um pouco mais fácil de contar tudo”. (http://www.forademoda.net/2010/?p=3212)
Nenhum comentário:
Postar um comentário